![]() |
Foto: Jesualdo F. Freitas |
Por Jesualdo Freitas de Freitas(*)
Após 10 anos a Oficina Pedagógica de Robótica passa a ser coordenada pela Professora Camila Farias. Na sequência do trabalho cevado a Equipe Elétrica, grupo de alunos da oficina que se jogou na competição do FLL (First Lego League), obteve mais um prêmio e classificação para disputar a etapa nacional em Curitiba. Os classificados partirão para competição entre países. Este campeonato, em várias etapas, roda o mundo produzindo o fortalecimento da auto-estima dos participantes em iniciação científica.
Nas palavras da Profª Camila dirigida aos professores da escola diz:
- "adecemos ao Sesi RS e MGR Robotics, por nos emprestar tapete, bateria, sensor e EV3. A trajetória da Equipe Elétrica neste ano (2017) foi muito especial. Dentre as inúmeras aprendizagens que tivemos, trouxemos conosco conquistas muito significativas. No Festival Marista de Robótica, em setembro, ganhamos o prêmio de Segundo lugar na categoria Engenharia do Robô. No torneio de Robótica FLL, realizado em novembro deste ano, nos classificamos para a etapa regional em sétimo lugar. Na etapa regional ganhamos o prêmio de Primeiro Lugar em Solução Inovadora com nossa pesquisa sobre o problema do desperdício de água: criamos um sistema de monitoramento hidráulico de residências que usa diversos sensores robóticos que estão conectados a um aplicativo para monitoramento a distância. Juntamente com esse prêmio conseguimos também a classificação para a etapa nacional do torneio. A ida a Curitiba é resultado do bom desempenho nas áreas engenharia do robô, trabalho em equipe e pesquisa cientifica onde a equipe, pela quarta vez consecutiva foi premiada na melhor solução inovadora para o problema criado pela competição: Monitoramento hídrico de residências. Agradecemos a todos que já nos ajudaram na Vakinha e quem ainda não ajudou, please, precisamos muito de ajuda. #EquipeElétrica,#RoboticaSesiFLL."
Confira aqui imagens da Equipe Elétrica e um vídeo com desempenho do robô.
![]() |
Profª Camila Farias, atual coordenadora da Oficina Pedagógica de Robótica |
![]() |
Em primeiro plano Profª Rosane B. Oliveira, ao fundo Equipe Elétrica 2017. Foto: Rosane B. Oliveira |
![]() |
Taise ex-aluna da escola integrava a equipe, hoje mentora voluntária da equipe. Foto: Rosane B. Oliveira. |
(*) Educomunicador e Professor de História e Geografia no Ensino Fundamental na EMEF Timbaúva. Colaborador para comunicação no Projeto Robótica na Timbaúva, pela Oficina Pedagógica de Robótica.
#forçatimbauva#roboticaeducaciona,l#EquipeElétrica,#RoboticaSesiFLL
robotica#lego#stem#steam#maker#fll#tecnologia#arduino#robot#robotics#education#mecatronica#educacao#engenharia#roboticaeducativat#electronic#legoeducation#robots#droidecomunidad#gbk#projetos#fablab#gbkrobotics#robótica#senai#cursos# #impactoambiental # sustentabilidade #preservaçãoambiental #ajudeoplaneta #ecologicalfootprint #environmentalimpact #sustainability #meioambiente #ecossistema #natureza #terra #planetaterra #salveoplaneta #pegadaecológica #environment #ecosystem #nature #savetheplanet
#forçatimbauva#roboticaeducaciona,l#EquipeElétrica,#RoboticaSesiFLL